Fechar

Escolha a cor do site Verde Azul Vermelho Preto Amarelo
Início
Twitter Facebook RSS
Carregando...

Notícias

Educação

Colégio da Polícia Militar ocupa o primeiro lugar no Enem

Escolas militares, colégios estaduais, considerados modelos, e as escolas federais são os que aparecem com as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre as escolas públicas da Bahia. Ao considerar o percentual de participação de 95% dos alunos, o 1º lugar em Salvador no ranking das escolas públicas ficou com o Colégio da Polícia Militar (CPM), unidade Lobato, com 598 pontos de média.

Para a chefe da unidade de desenvolvimento educacional do CPM-Lobato, a capitã Helena Jones, diversos fatores contribuíram para o resultado. "A carga horária ampliada no terceiro ano, a disciplina e o interesse dos estudantes colaboram. Nossos alunos são escolhido em sorteio e, por isso, têm bases diferentes quando chegam ao colégio", explica a capitã. Para nivelar os estudantes , o CPM dispõe de conselho de acompanhamento com aparato psicopedagógico.

O ex-aluno Carlos Silva, hoje graduando de direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba), fala sobre a experiência de estudar no Colégio Militar. "A instituição poderia ser mais uma escola pública, mas atua de forma séria, e percebemos isso".

Considerando a participação no exame acima de 75%, o Colégio Estadual Luís Tarquínio, situado na Boa Viagem, obteve a melhor colocação da rede pública no município de Salvador. Com taxa de participação de 80%, a unidade escolar obteve média geral de 530,71.

Mas sem levar em conta a quantidade de estudantes da escola que participaram, o primeiro lugar no ranking geral fica com o Instituto Federal da Bahia (Ifba), seguido pelo Colégio Militar de Salvador, que obteve 668,5 no Enem – porém ambos não obtiveram participação acima de 75%. O Colégio Militar situado na Pituba é mantido pelo Exército e faz seleção anual, disponibilizando 45 vagas para o primeiro ano do ensino médio.

Para a professora de geografia e capitã Maria Rocha, a disciplina é o segredo para que os alunos da escola obtenham bons resultados no Enem. "Os alunos são muito dedicados, estudam bastante e participam das aulas. Isso faz a diferença na hora de uma avaliação dessas".

Modelos - Considerando as instituições-moledo, o Colégio Thales de Azevedo obteve o sétimo lugar entre as públicas de Salvador. A instituição localizada no Costa Azul obteve 562,80 pontos no Enem, mas a participação dos alunos ficou em 70,90%.

"Nós estamos nessa escola porque corremos atrás. No Ifba, fizeram prova, aqui foi sorteio. O resultado desse interesse, seja no Enem ou nos vestibulares, tende a ser o melhor", acredita o estudante Breno Oliveira, do terceiro ano do Thales de Azevedo.

Fonte: A Tarde

Publicada em: 19.09.2011

Fechar

Envie esta matéria para um amigo.

Central do Associado

Veja os resultados das enquetes anteriores.

Boletim Digital

Associe-se Defensoria Pública Plano estratégico de Implementação Resolução 2526 da OEA V Congresso da AIDEF
Defensoria Pública
Viewnet

Av. Antônio Carlos Magalhães, 3244, sala 907, Edíficio Thomé de Souza, Pituba - Salvador/BA. CEP 41.800-700
Telefone: (71) 3321-4185 Fax: (71) 3321-4185, adepbahia@adepbahia.com.br